Efemérides

13 conselhos que você não pediu pra viver bem  

em
4 de abril de 2018

Infelizmente vivemos na ditadura das listas. “12 razões porque você deve viajar”. “7 formas de ficar magra comendo sorvete”. “Namore com alguém que tenha essas 3 atitudes”. Eu, que sou aquariana, e que nasci sabendo que não sou obrigada a nada, confesso que acho essas formulas mágicas do tipo “bastantão” que deviam servir pra todo mundo (mas nunca servem) um tanto quanto cansativas. (Até porque, spoiler: não dá pra ficar magra comendo sorvete, eu sei). Então na contramão das listas dos outros, eu decidi criar a minha. A minha lista de conselhos que ninguém me pediu para viver bem.

  1. Tome água. Ok, parece conselho velho, ou premissa básica pra quem tem dois rins (ou uma forte tendência a pedras, como eu), mas não é só isso. Tome água porque ela refresca a cuca. Tome água antes de tomar uma atitude com raiva. Tome água quando estiver nervoso(a) ou ansioso(a). O caminho da água descendo ajuda a tranquilizar a química do corpo. Baixa a sua temperatura interna, fazendo você funcionar melhor. Mas se achar que isso é bobagem, tome água porque pedra no rim dói pra caralho.
  2. Guarde memórias, jogue fora rancores. Isso é muito difícil, eu sei, porque o ruim é sempre mais pesado que o bom. Mas justamente por isso. Lembre-se de que nossa memória tem uma capacidade limitada. É como um HD. Você pode escolher salvar fotos do ex e ranço dazinimigas, ou sentimentos gostosinhos e registro de momentos que te deixaram nas nuvens. O espaço de arquivamento é um só, e a escolha é sua.
  3. Seja dono(a) da sua paz de espírito. Na semana passada meu pai olhou para meu namorado e disse que estava feliz em me ver tão tranquila, e o agradeceu. Agradeceu a ELE!! Sim, porque para ele, eu ando mais tranquila porque estou namorando. Não contabilizou meus 10 anos de terapia, minha maturidade balzaquiana, minhas longas horas desatando os nós da minha vida (e da minha cabeça). Não. Era porque eu tava namorando. Ele também esquece que eu só estou namorando, porque estou mais tranquila, e finalmente me tornei a pessoa que eu mesma namoraria.
  4. Viva com alguém, mas não por alguém. Não entregue sua felicidade nas mãos de ninguém. Felicidade é uma coisa frágil, quebra, estraga, e por isso deve ser tratada com cautela. E ninguém melhor que você para proteger uma coisa tão importante. Você pode até pedir ajuda para carregar sua felicidade em momentos difíceis, mas não a entregue completamente. Até porque ela é que nem coração, tem que andar dentro do peito.
  5. Desligue o celular durante a noite. Se precisar do despertador, use o modo avião. Proteja seu silencio e descanso. A cabeça precisa ser reiniciada de tempos em tempos, ou a funcionalidade fica zoada e a bateria do corpo, viciada. O mesmo poderia ser dito sobre o celular, mas esse você pode até trocar.
  6. Pelo prazer de não ter sempre o protagonismo. Viver no palanque, holofote não faz bem pra ninguém. Muito menos ao ego. Aprenda a passar o microfone, a vez. Escute porque escutar cura e ensina.
  7. Seja gentil. Ser gentil às vezes é melhor do que estar certo. Certo mesmo ninguém está, então gentil sai ganhando sempre, garanto. O mundo tá precisando de bondade.
  8. Comprimente pessoas estranhas, sempre que possível. Parece coisa de maluco, mas sorrisos inesperados fazem um bem danado para os participantes. Talvez por ser tão raro.
  9. Coma fibras. Todo mundo merece fazer coco durinho.
  10. Perdoe-se. Precisa falar mais?
  11. Não leve a vida tão é sério. Cliché, eu sei. Mas a gente anda vivendo momentos tão tensos, que esquece como é bom dar risada. Fazer bobice. Rir pelo prazer de rir.
  12. Compartilhe conhecimento. Conhecimento preso é só uma ideia. Conhecimento compartilhado é aprendizado. Movimento. Conexão. Não deixe uma ideia boa morando sozinha no teto da sua existência. Joga ela no mundo. Veja-a expandir.
  13. E acima de tudo. Não aceite nada imposto pelos valores dos outros. Então foda-se as listas dos outros. Ora, foda-se a minha lista. Faça a sua. Só você sabe como ser feliz como você*.

Fim da sessão

*Mas se quiser dar um conselho que ninguém pediu nos comentários, fique à vontade.  Conhecimento compartilhado é aprendizado, afinal.

Palavras-Chave
SESSÕES RELACIONADAS
14 Comments
  1. Responder

    Rivanara

    19 de abril de 2018

    …a dor e a delícia de ser aquariana

  2. Responder

    Rosângela

    5 de abril de 2018

    Só uma palavra Antônia, você é Foda.
    Sempre me surpreendendo com seus posts,um conselho seja resiliente no final você vai agradecer a si mesma.

  3. Responder

    Nanny Ruivo

    5 de abril de 2018

    Tua lista é #PHoda!
    Amei cada 1 dos 12!
    A duras penas aprendi algumas delas e pôr elas em prática.
    Mas confesso que a número 02 foi a mais complicada!
    Descobri que Guardar rancor, raiva, mágoa, ódio pelos outros é como tomar veneno e esperar que o outro morra! Quem sente é vc! Quem guarda é vc e tão somente vc! Faz mal somente a vc!
    De tanto fazer mal a mim mesma, aprendi a seguir este teu conselho número 02 e é maravilhoso hoje em mim ter somente pensamentos, lembranças, sensações boas!
    As ruins jogo todas fora! \● E me orgulho demais disso!

    • Responder

      Nanny Ruivo

      5 de abril de 2018

      Corrigindo… “Cada 1 dos 13”
      ???? Corretor do celular me traiu! ????

  4. Responder

    Dulce

    5 de abril de 2018

    Acho que o melhor conselho, aquele que ninguém pediu e que, parece ser bobinho é seja sempre criança! Não uma criança chata, chorona, briguenta, que ninguém quer por perto… uma crianca criança, criança! Você vai ficar melhor e o Mundo também!

  5. Responder

    Juliana Santin

    4 de abril de 2018

    Eu acrescentaria: 1) Tenha sempre um animal não humano perto de você. Focinhos gelados e olhinhos pidões sempre melhoram nossa vida. Fora que são risadas garantidas, pois eles são muito divertidos 2) se tiver contato com crianças, não perca essa oportunidade! Converse com elas. Crianças sempre enriquecem nosso repertório, além de nos lembrar de rir com vontade.

  6. Responder

    Mari Ferreira

    4 de abril de 2018

    No topo da minha lista tem: PERSEVERE! Quando você quer muito alguma coisa, e não desiste dela por nada nesse mundo, daí chega lá e conquista, você se sente feliz demais, e vê que vale muito a pena superar qualquer obstáculo, mesmo que doa, oi te desespere!

  7. Responder

    Valentina Cara

    4 de abril de 2018

    Amei!!!
    Minha lista é bem parecida com essa. Eu acho que só adicionaria: Tenha menos medo! E mais coragem de fazer, dizer, comer, beber, estudar, viajar, etc, tudo aquilo que você quer fazer. Se for pra se arrepender de algo, que seja de algo feito, e nunca de não ter tido coragem…

    ????

    • Responder

      Valentina Cara

      4 de abril de 2018

      Péra, deixa eu completar: COM PARCIMÔNIA! Use o cinto de segurança, use camisinha, passe o filtro solar, descubra se o cogumelo é venenoso antes de engolir… essas coisas hehe!

      • Responder

        Antônia no Divã

        4 de abril de 2018

        PARCIMÔNIA será sempre uma palavra muito Leonardo Mazzocchi pra mim <3 Ele que me ensinou a usar quando me entregou o seriado "Girls" numa pendrive, "assista com parcimônia". 1 dia depois terminei a série e ainda não tinha continuação. 🙁

        • Responder

          Carol

          5 de abril de 2018

          Guria!

          Faz tempo que queria te dizer isso, mas não queria ser abusante haha
          Cada vez que leio teus posts sobre teu irmão,fico com aquela pontinha de: nossa! Como queria ter conhecido esse guri. Fico sempre com a sensação de que ele foi alguém super especial, de verdade.

          • Nanny Ruivo

            5 de abril de 2018

            E realmente ele foi.
            Isso que ela consegue transcrever em palavras 50% do que ele era, tirando a ligação e o Amor que não é desta vida que existe entre os 2 e entre tantos amigos e familiares que faziam parte da vida dele.
            Você o sentia pelo olhar! Jamais esquecerei seus olhos, sua voz e sua risada!
            Eu o considerava indescritível, inigualável, incomparável, imensurável e que não veio a este mundo a passeio!
            Veio, provou, partiu e deixou 1 gostinho de quero mais…
            Leonardo Mazzocchi ❤ de Janeiro a Janeiro até o mundo acabar… ????

    • Responder

      Carol

      5 de abril de 2018

      Vim toda pimpona postar um conselho e vi que era igual ao teu????
      Então pensando bem, meu conselho seria: não deixem de fazer por não ter companhia. Levanta, põe tua roupa preferida, teu melhor sorriso e vai.

      Eu demorei uns bons anos pra começar a fazer na vida. Era a adolescente que não ia no cinema pq não tinha namorado e as amigas não queriam ir comigo, afinal era coisa de quem namorava ????
      Besta eu.
      Façam. Com parcimônia,sabedoria, moderação. Mas façam. Se levem pra sair, viajar. A um museu, pra jantar,num show, num bloco de Carnaval… Eu fiz tudo isso e PQP, tô tri orgulhosa de mim! Cresci horrores e conheci MUITA gente, que se não fosse assim, jamais nem veria na rua.

      • Responder

        Monique

        5 de abril de 2018

        Nossa, achei muito bom este teu conselho tbm, pois acho que tbm deixei de fazer muitas coisas assim, hoje não deixo mais, sabe que nunca tinha pensado nisso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Aline Mazzocchi
No divã e pelo mundo

De batismo, sim, Aline. Mas eu precisei do codinome Antônia - do latim "de valor inestimável" - para dividir minhas sessões públicas de escrita-terapia. O que divido aqui é o melhor e o pior de mim, tudo que aprendi no divã e botando o pé na estrada. Não para que dizer como você deve ver a vida. Mas para que essa eterna busca pelo auto-conhecimento, não seja uma jornada solitária, ainda que pessoal e intransferível. Então fique a vontade pra dividir o divã e algumas boas histórias comigo. contato@antonianodiva.com.br

SESSÕES NO SEU E-MAIL
PESQUISE AQUI